RSS Home

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Escolha do Simbolo do Blog


Ganesha - Representa o sábio, o homem em plenitude e os meios de realizações. Sua figura revela um significado muito profundo.

Simbologia -
     A enorme cabeça de elefante indica sua capacidade intelectual, é o sábio. O pequeno tridente da fronte indicando que é o filho de Shiva, o senhor da disciplina. Tem em mente o Ser Supremo.
     As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto-realização: "Escutar o ensinamento e refletir sobre ele".
     A tromba representa a capacidade de discriminação entre o eterno e ilimitado.
     As presas representam a dualidade, e tendo atingido um estado de equanimidade, é representada por uma das presas quebradas.O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).
     A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos.
     O ratinho que fica à seus pés significa o Ego e seus desejos. O Sábio tem desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda a permissão para comer os objetos dos sentidos.
     Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos:
    A mão superior direita carrega uma machadinha: decepa os apegos para ter mente tranquila e alcançar conhecimento.
    A mão superior esquerda carrega um laço e um lótus: com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja, no Eu absoluto; O lótus é a natureza pura, absoluta e imaculada.
    A mão inferior direita abençoa: esta mudra abençoa com prosperidade e destemor.
    A mão inferior esquerda oferece Modaka: um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto-conhecimento.


In Lakéch
(Eu sou o outro Você)

1 comentários:

Dani disse...

Nosaa Mag.. demais a simbologia e o significado da Ganesh ... mto legal mesmo... agora tenho mais do q certeza.. a imagem do blog tem tudo haver..
beijos

Postar um comentário